Barão de La Brède e de Montesquieu, Charles-Louis de Secondat (conhecido como Montesquieu). Nasceu 18 de janeiro de 1689 em Bordeaux, na França, no Castelo de La Brède, propriedade da família. Rico, filósofo, político e escritor do Iluminismo, formou-se em direito em 1708 e após a formação foi para Paris para dar continuidade em seus estudos.
Teve 11 anos da sua vida envolvido em sentenças, julgamentos e torturas, porém, contudo não desistiu de escrever e de seus estudos.
Idealizou o Estado regido por três partes: Executivo, Judiciário e Legislativo. Essa teoria influenciou muitas nações além de causar impacto na política.
Sua principal obra foi "Do Espírito das Leis" que passou a ser referência para os advogados, legisladores e outros cientistas sociais do mundo inteiro. A obra fez um extenso estudo nas áreas de economia, direito, história, geografia e teoria política que percorreu mais de 10 anos até a publicação em 1748. Posteriormente, chegou a publicar um livro resposta chamado "Defesa do Espírito das Leis". Suas idéias influenciaram a Declaração dos Direitos Humanos e do Cidadão (1789) e a Constituição dos EUA (1787).
Montesquieu morreu em Paris em 19/02/1755, 66 anos. Se encontra sepultado na L'eglise Saint-Sulpice, em Paris na França.
Luiza Villani do Nascimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário